domingo, 28 de novembro de 2010

A mediunidade de Chico Xavier


“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Emmanuel.

A mediunidade se manifesta em alguns poucos indivíduos e, em cada um deles, tem suas particularidades. No caso de Francisco Cândido Xavier, sua comunicação com o mundo espiritual se dava de inúmeras formas. Clarividência e clariaudiência foram os primeiros sinais de mediunidade, o que começou apenas aos 4 anos de idade. Chico relata inúmeros encontros com a mãe (após sua morte) quando estava beirando os 5 anos de idade. A mãe o consolava e o encorajava diante das dificuldades que ele já começava a enfrentar.
Outras manifestações mediúnicas começaram a se desenvolver com o passar dos anos, incluindo a psicografia. Ao todo, foram 412 livros, dos quais os direitos autorais foram repassados a instituições beneficentes. Além disso, cartas de falecidos dirigidas aos familiares que Chico nunca antes estivera em contato, continham inúmeros detalhes que comprovavam ser realmente dos espíritos, além é claro, de suas próprias assinaturas.
Nas psicografias, Chico podia escrever em várias línguas, de trás para frente (invertidas) e com as duas mãos com muita velocidade. Ele chegou até mesmo a escrever duas cartas diferentes cada uma com uma mão. Há pessoas que acreditam que essa habilidade fosse uma técnica aprendida por Chico e que não representava manifestação alguma de mediunidade. Entretanto, há de se convir que ele veio de uma família mineira pobre, trabalhou desde jovem e dedicou sua vida à comunicação entre os planos espiritual e físico e, por isso, não teve tempo para aprender essas arduosas técnicas.
É importante citar aqui, a presença marcante de seu guia espiritual, Emmanuel, que além de encorajá-lo em sua trabalhosa tarefa que necessitava de muita disciplina e energia, dirigia também mensagens de bondade e paz à humanidade. Emmanuel, por exemplo, disse que Chico só morreria no dia em que todos os brasileiros estivessem felizes. Ele veio a falecer no dia 30 de Junho, de parada cardíaca, horas após o Brasil conquistar o pentacampeonato.
O filme é fiel aos acontecimentos e muito importante para que as pessoas entendam que o espiritismo não anula outras crenças, apenas se acrescenta a elas.

Chico Xavier, mediunidade

Sem comentários: