terça-feira, 8 de março de 2011

O mundo virtual


O mundo virtual, está cada vez mais atraente a cada dia que passa. Nos ambientes de trabalho, os funcionários se comunicam por mensagens instantâneas, familiares que não se vêem há anos, retomam o contacto via mail, amigos de escola marcam encontros, e casais que se formam a partir do contacto online . Mas outros casais se separam também por causa das chamadas "traições virtuais". A facilidade que uma pessoa tem de encontrar alguém e engatar um relacionamento, pode ser bastante prejudicial para um namoro ou casamento.
Das imensas possibilidades que a internet oferece, msn, email, sites, uma delas é a oportunidade de um indivíduo ser quem quiser, falar o que se desejar e incorporar uma personagem, e ter uma vida paralela. O anonimato e a interactividade são os grandes trunfos do mundo virtual.
No entanto, não podemos chamar a internet de destruidora de lares, ou acusa-la de ser o motivo de um relacionamento ter fracassado.
A internet não pode ser responsável pela separação dos casais. Estas uniões, certamente já não estavam bem e ela (internet) foi apenas um fio condutor que facilitou a rápida comunicação entre as pessoas, normalmente elas já estavam procurando experiências em outros locais, virtuais ou não, com ou sem sucesso. Por vezes, a pessoa não procura um novo relacionamento. Apenas alguém para conversar, um amigo. "O mundo virtual" é a porta de entrada para um mundo de oportunidades, possibilidades para se fazer novos amigos, de localizar pessoas, marcar encontros para tomar um café simplesmente, e até para sexo casual.
" O perigo reside precisamente na intimidade que se adquire com a pessoa que se encontra do outro lado do écran, mesmo sem a presença física dela.
As pessoas têm a tendência a evitar contactos que se possam de alguma forma causar futuras frustrações e tendem idealizar, o "outro". Dessa forma, depositam, essas expectativas na pessoa que se encontra do outro lado virtual, que pode, afinal de contas ser qualquer um que se desejar. Partilhar experiências e fantasias s...no universo virtual, pode ser mais excitante e provocar uma sensação de intimidade maior do que ter uma relação s...em casa com a pessoa que connosco partilha o nosso dia a dia. É comum também, as pessoas, apagarem os seus perfis, quando iniciam um relacionamento, para evitar conflitos, uma vez que a internet acaba com a privacidade do casal. Mas assim como o mundo virtual, pode ser uma ameaça a um relacionamento, também pode aproximar pessoas. Especialmente pessoas tímidas e solitárias que conseguem uma via para expressar seus pensamentos e terem conversas interessantes que de uma outra forma nunca o fariam, uma vez que se podem expor sem se identificar.

1 comentário:

Ana disse...

Lindo texto minha amiga!
Teu blog está lindo!